Política

Lula tem vantagem de quase 10 pontos sobre Bolsonaro nos dois turnos, aponta pesquisa

No primeiro cenário, Lula aparece com 42% contra 33% de Bolsonaro, com Ciro Gomes atrás com 10%

Montagem/Redes Sociais
Montagem/Redes Sociais

Apesar da crescente recente de popularidade do presidente Jair Bolsonaro, o ex-presidente Lula (PT) mantém sobre ele uma vantagem de quase 10 pontos percentuais contra no 1° turno e em eventual 2° turno da eleição, de acordo com nova rodada da pesquisa BTG Exame divulgada nesta segunda-feira (25).

No primeiro cenário, Lula aparece com 42% contra 33% de Bolsonaro, com Ciro Gomes atrás com 10%. Esta rodada já não inclui o ex-juiz Sergio Moro, que desistiu de se lançar candidato à presidência pelo Podemos e deve tentar a Câmara Federal pelo União Brasil.

O governador João Doria (PSDB) segue estagnado com 3%. Simone Tebet (MDB), André Janones (Avante), Sofia Manzano (PCB), Leonadro Péricles (UP) e Eymael (DC), somam 1% cada um.

No segundo cenário, no primeiro turno, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, no lugar de Doria, Lula e Bolsonaro herdam votos e crescem 1%, com 43% contra 34%. Ciro continua com 10% e Leite com 4%.

Segundo o levantamento, realizado entre 15 e 20 de abril, no segundo turno Lula venceria com margem semelhante, por 48% a 39%. Outros 9% afirmaram que votariam em branco.

O petista venceria com ainda mais folga contra Doria, por 50% contra 26% do tucano. Contra Ciro, venceria com 45% dos votos, enquanto o ex-ministro marca 32%, de acordo com o Poder360.

Ciro venceria Bolsonaro em eventual segundo turno, com 41% contra 37%, mas considerado no limite da margem de erro.

A pesquisa foi feita com 1500 pessoas em todo o Brasil e tem margem de 3% de erro, para mais ou para menos. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-02495/2022.