O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu nesta quinta-feira (4) que o 2 de Julho se torne uma data oficial da Independência do Brasil, ao lado do tradicional 7 de Setembro. A declaração foi feita durante o evento de lançamento da pedra fundamental de um novo laboratório científico público em Campinas. As informações são do G1.
O 2 de Julho é um feriado estadual na Bahia, e celebra a expulsão dos últimos portugueses que resistiam à independência do Brasil em 1823, nove meses após a declaração oficial de independência em 7 de Setembro de 1822. Lula participou das comemorações em Salvador na terça-feira (2).
Em seu discurso, Lula enfatizou os desafios históricos do Brasil e a luta pela verdadeira independência, mencionando o papel crucial das mulheres na batalha de 2 de Julho. “Tem a independência que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se teve o grito mesmo, mas está lá. E tem a verdadeira independência que foi o 2 de Julho. Ali houve luta e mulheres heroínas, muitas mulheres que lutaram pela independência do país. Vou tentar transformar os dois dias com ato oficial da independência e vamos ter que contar a história deste país”, afirmou o presidente.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também apoia a nacionalização do 2 de Julho como feriado. Em entrevista ao Portal Salvador FM, ela expressou sua intenção de trabalhar para o reconhecimento nacional da data. “Vamos trabalhar para isso aí. Merece, né? Uma data do povo, do povo da Bahia, do povo brasileiro. Tem todas as características para isso. Eu não sei como é que tá, mas aí é possível, muito possível de acontecer”, comentou a ministra.