Críticas

Lula solta o verbo com petistas e o próprio governo após 1º turno das eleições; saiba motivo

Em reunião a portas fechadas, Lula criticou falta de renovação dentro do PT

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) soltou o verbo com os petistas e até mesmo com o próprio governo após o desempenho do PT no 1º turno das eleições municipais, que aconteceram no dia 6 de outubro.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, o petista criticou a falta de renovação dentro da sigla, em uma reunião com líderes e que aconteceu a portas fechadas.

Aos correligionários, o titular do Palácio do Planalto falou que o partido precisa de mudança na linguagem e nos quadros para atingir o eleitorado antissistema. Sobraram até críticas para a comunicação do governo, cujo atual titular é o gaúcho Paulo Pimenta.

Nas eleições de 2024, o PT de Lula elegeu 248 prefeitos no 1º turno das eleições municipais. O número é maior em relação ao conquistado em 2020, que foi de 178 – aumento de quase 40%. No entanto, chamou a atenção o baixo desempenho da sigla nas capitais, onde não elegeu nenhum nome, até mesmo na Região Nordeste, onde Lula tem mais força.

No segundo turno, o partido estará presente em 4 capitais: Porto Alegre/RS, Fortaleza/CE, Natal/RN e Cuiabá/MT. No entanto, em todas essas cidades, Maria do Rosário (RS), Evandro Leitão (CE), Lúdio Cabral (MT) e Natalia Bonavides (RN) chegaram em desvantagem em relação aos seus adversários.

Por outro lado, o PT perdeu em Teresina/PI, onde havia expectativa que Fabio Novo (PT) conseguisse superar Silvio Mendes (União Brasil). Porém, o candidato do União Brasil venceu em primeiro turno com 52,27%, enquanto o petista fez 43,17% dos votos.