O presidente Lula e a ministra da Saúde, Nísia Trindade, se reuniram na terça-feira (20) por quase duas horas no Palácio do Planalto, um dia depois da reunião ministerial em que ela foi a ministra mais cobrada publicamente pelo presidente — o encontro desta terça-feira, aliás, foi marcado pelos dois logo após da reunião ministerial. A informação é da coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo.
Segundo o colunista, a ministra levou todos os secretários do Ministério da Saúde. Eles falaram ao presidente o que cada um tem feito na pasta. Não há risco neste momento de demissão da ministra.
Entre as cobranças, Lula quer que Nísia se exponha mais, dê mais entrevistas divulgando as ações da Saúde. Quer também que ela viaje mais pelo país e coloque o Ministério da Saúde em evidência.
A ministra demitiu dois auxiliares importantes na segunda-feira (18), logo após a reunião ministerial (o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, e o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar, Alexandre Telles). Mas ao menos no curto prazo essas serão as únicas mudanças na estrutura do ministério em Brasília. Podem, no entanto, ocorrer mexidas na área dos hospitais federais do Rio de Janeiro, cuja equipe de intervenção já começou a trabalhar no início da semana.