Diante dos impasses envolvendo interesses partidários e de importantes aliados na construção da candidatura, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer por um fim às tratativas e anunciar até quarta-feira (28) o restante dos nomes que vão compor os ministérios em seu governo.
A expectativa era já ter a lista completa nesta terça-feira (27), mas questões envolvendo, por exemplo, a senadora Simone Tebet (MDB), atrapalharam o anúncio.
Lula já vai retomar as conversas após o final de semana de Natal e retorna à Brasília. Até o momento foram confirmados 21 nomes, mas restam ainda 16 ministérios e diversos cargos de 2° escalão.
No caso de Tebet, a probabilidade era do governo petista indicá-la ao Ministério das Cidades, mas depende de um acordo com a bancada do MDB na Câmara e com o União Brasil, que também pleiteia o cargo.
Dos nomes do 1° escalão, ao menos nove estão praticamente cravados, entre eles a deputada federal eleita Marina Silva (Rede) para ser mais uma vez ministra do Meio Ambiente.
Confira a lista:
Alexandre Silveira (PSD) – Minas e Energia
Carlos Fávaro (PSD) – Agricultura
Marina Silva (Rede) – Meio Ambiente
Elmar Nascimento (União Brasil) – Integração e Desenvolvimento Regional
Paulo Pimenta (PT) – Secretaria de Comunicação
Paulo Teixeira (PT) – Comunicações
Pedro Paulo (PSD) – Turismo
Renan Filho (MDB) – Transportes
Sônia Guajajara (PSOL) – Povos Originários