Para angariar ainda mais o apoio dos partidos que fazem parte do chamado Centrão, a exemplo do PP e do Republicanos, o governo Lula (PT) pode tomar uma atitude: criação de um novo ministério, o das micro e pequenas empresas.
Conforme a colunista Daniela Lima, do G1, pela proposta, a secretaria dedicada aos pequenos negócios, hoje no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), seria separada da pasta e robustecida com outras atribuições e talvez até uma agência.
Atualmente, a pasta é comandada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que já teria manifestado a Lula estar à disposição para colaborar com o rearranjo da base. Com a criação do ministério, um segundo espaço na Esplanada seria ofertado ao PP e ao Republicanos. A pasta de Portos e Aeroportos, chefiada por Márcio França (PSB), é a que está na mira.
Ainda conforme a publicação, no Congresso Nacional, aliados de Lula dizem que o espaço do PSB está superdimensionado. Atualmente, a legenda, além da vice-presidência, está contemplada com três pastas e é parte da coalizão do governo desde o nascedouro.