O ex-presidente Lula participou nesta terça-feira (27) de um evento em São Paulo que reuniu atletas e ex-atletas de diversos esportes. No evento de campanha, o presidenciável condenou os casos de racismo no esporte.
"Eu às vezes fico triste porque nós estamos vivendo um tempo de racismo mais violento que alguns tempos atrás e, possivelmente, um tempo de racismo facilitado por conta disso aqui [exibiu um celular]. Isto aqui, embora seja uma coisa extremamente importante, esconde a cara mau-caratismo, a cara do bandido, a cara do cara que tem preconceito", declarou Lula.
Lula, que aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, pediu aos presentes que o ajudem em um eventual governo, a pensar as políticas necessárias para incentivar a prática de esportes no país. Ele disse aos presentes que não é "especialista em nada", mas está afim de "fazer tudo".
"É um apelo que eu faço a vocês, a todos que praticam esportes: eu quero, se a gente ganhar as eleições, que vocês nos ajudem. […] Nós só temos quatro anos de mandato, então precisamos trabalhar rápido. A gente precisa mostrar que é possível fazer as coisas neste país", declarou.
Aos presentes Lula também afirmou que, prefeituras, estados e governo federal precisam investir mais na formação de crianças e adolescentes e construir espaços para que a sociedade possa praticar esportes.
"Pensem no esporte e na diversidade do esporte. Não é só a quadra. […] É um apelo que estou fazendo a vocês", completou.