Política

Lula oficializa nomeação de novo comandante do GSI; saiba quem

Nomeação foi publicada em edição desta quinta-feira (4) do Diário Oficial

Marcos Corrêa/Agência Brasil
Marcos Corrêa/Agência Brasil

O general Marcos Antonio Amaro dos Santos foi nomeado oficialmente para comandar o Gabinete de Segurança Institucional (GSI). A decisão consta em publicação na edição desta quinta-feira (4), do Diário Oficial da União (DOU) e o ofício tem a assinatura do presidente Lula (PT).

O ex-titular da pasta, o general Gonçalves Dias, deixou o cargo no dia 19 depois da divulgação das imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto do dia 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes. Nas gravações, GDias, como é conhecido o ex-ministro, aparece caminhando no Planalto sem apresentar resistência aos invasores, assim como os militares sob o seu comando.

De acordo com o jornal O Globo, o convite a Amaro foi feito por Lula durante reunião na manhã desta quarta-feira (3), no Palácio do Planalto. De lá, o general da reserva acompanhou o presidente, junto com o ministro da Defesa, no almoço oferecido pelo Alto Comando do Exército, na sede da Força, em Brasília.