O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou novos embaixadores para representar o Brasil em capitais de sete países. A oficialização aconteceu na manhã desta sexta-feira (27).
Agora, os novos nomes irão assumir Eslovênia, Chipre, Turquia, Senegal, Suriname, Geórgia e Gabão.
VEJA LISTA DOS NOVOS EMBAIXADORES:
- Maria Izabel Vieira
Ela irá atuar na Eslovênia. Maria Izabel é graduada em Letras, Tradução e Interpretação, Língua Inglesa e concluiu a preparação para a carreira diplomática em 1985. Atualmente, ela é cônsul-geral em Houston, nos Estados Unidos da América. No entanto, em seu currículo conta o mesmo serviço em Genebra (Suíça), em Assunção (Paraguai) e em Roma (Itália).
- Ana Maria Bierrenbach
Escolhida para Chipre, Ana Maria é formada em Direito e História pela Universidade de São Paulo (USP). Ela faz parte do Instituto Rio Branco desde 1993 e dirige o Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos, a Divisão de Atos Internacionais e a Coordenação-Geral de Mecanismos Interregionais do Itamaraty. No exterior, a indicada atuou em representações brasileiras na Itália, no Uruguai e na Inglaterra.
- Gilda Motta Santos Neves
Escolhida para a Turquia, Gilda Ele se formou em Administração de Empresas pela Universidade Vila Velha (UVV), no Espírito Santo, em 1986, e possui uma especialização em gestão de qualidade e planejamento. Em 1996, entrou para o Instituto Rio Branco (IRBr) e, em 2007, concluiu o curso de altos estudos da instituição. Atuou em diversas missões diplomáticas, incluindo as embaixadas do Brasil em Roma, Teerã e Moscou, além de ter trabalhado na missão do Brasil nas Nações Unidas, em Nova York. Em 2022, assumiu a direção do Departamento de Organismos Internacionais, cargo que ocupa atualmente.
- Daniella Xavier Cesar
Para o Senagal, Daniella foi nomeada.
:Ela teve uma experiência de seis anos na África, entre 2016 e 2022, período em que passou pelas embaixadas do Brasil em Pretória, África do Sul, e em Dar es Salam, Tanzânia. Também atuou como conselheira na embaixada brasileira em Lisboa, Portugal, entre 2012 e 2016. É graduada em História e possui mestrado em História da Política Externa. Entrou para a carreira diplomática em 1997 e, desde 2022, faz parte da Coordenação-Geral de Patrimônio e Acervos do Itamaraty.
- Felipe Costi Santarosa
Para o Suriname, o escolhido foi Felipe. Ele iniciou sua carreira diplomática em 1995. Ao longo de sua trajetória, trabalhou em missões brasileiras na África do Sul, nos Estados Unidos, na Irlanda, entre outras.
- Carlos Ceglia
Carlos foi nomeado para representar o Brasil na Geórgia. Ele é formado em Ciências Políticas pelo Instituto de Estudos Políticos na França e ocupa o cargo de embaixador na Turquia desde 2020. Foi promovido a ministro de primeira classe em 2013 e atuou como embaixador na Malásia de 2015 a 2020. No Brasil, desempenhou diversas funções, incluindo chefe da Divisão de Atos Internacionais do Ministério das Relações Exteriores entre 2010 e 2011, e chefe da Divisão da Europa II do mesmo ministério de 2006 a 2007.
- Miguel Griesbach Franco
Para o Gabão será Miguel, que é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele ingressou no Itamaraty em 1988 e atuou em representações brasileiras na Rússia e na Turquia.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.