Política

“Lula não muda jogo político na Bahia”, afirma ACM Neto sobre eleições 2022

O democrata acrescentou que apesar de Lula ser forte e ter votos, quem vai decidir a eleição na Bahia é o cidadão

Valter Pontes/Secom
Valter Pontes/Secom

O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, afirmou que a presença do ex-presidente Lula no jogo político eleitoral não muda o cenário para 2022 na Bahia. Em entrevista ao programa Bahia Notícias no Ar da Rádio Salvador FM, nesta segunda-feira (12), Neto lembrou ainda o cenário nas eleições em 2012 quando o PT tinha o governo da Bahia e a Presidência da República, o que, segundo ele, não foi o bastante para derrotá-lo em sua eleição para prefeito de Salvador.

“Ninguém pode deixar de considerar o peso político da figura de Lula. Lula, sem dúvida alguma, é uma das lideranças políticas de maior peso no Brasil. Foi presidente duas vezes, tem uma história caminhando pelo país”, disse. Contudo, na opinião do ex-prefeito, Lula não muda o jogo político na Bahia. "O eleitor baiano, ele é maduro o suficiente para distinguir o que é a eleição para presidente e o que é eleição para governador”, disparou.

ACM Neto relembrou ainda da sua eleição à prefeitura de Salvador em 2012. “Aquela eleição, na época eu era do DEM, o governador era do PT, a presidente era do PT e tinha o ex-presidente Lula, todo mundo contra mim naquela época. Tinha muito aquela conversa, ‘Ah, o prefeito tem que ser do mesmo partido político que o governador e o presidente se não a cidade não avança’, e eu mostrei que não era muito por aí, a cidade precisava de um prefeito que chamasse para si a responsabilidade (…) Foi o que fiz ao longo de 8 anos”, completou.

O democrata acrescentou ainda, que apesar de Lula ser forte e ter votos, quem vai decidir a eleição na Bahia é o cidadão. "Lula vai decidir a eleição da Bahia? É outra história, eu acho que não. Eu acho que quem vai decidir a eleição da Bahia é o cidadão, que vai olhar pro seu futuro e vai olhar o perfil que deseja do próximo governador e vai querer alguém que sobretudo possa ser um líder da transformação desse futuro da Bahia”.

Neto ressaltou que caso ele seja o candidato escolhido pela população do estado estará “preparado para trabalhar com qualquer presidente da República, independente do partido dele, como fiz durante oito anos na prefeitura de Salvador”.