Política

Lula mantém decisão e vai desfilar em carro aberto

.

Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu desfilar em carro aberto durante sua posse presidencial. Lula e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, estarão no primeiro carro, que abrirá o cortejo rumo ao Congresso Nacional. A decisão só será revista se chover no momento do desfile ou se algum imprevisto ocorrer. O vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, desfilarão em outro carro logo atrás. As informações sao do jornal Folha de S. Paulo.

No Congresso, os quatro serão recebidos pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), para o início das solenidades formais.

A decisão de qual carro seria utilizado por Lula e Janja foi discutida entre o presidente eleito e sua equipe de segurança durante a semana que antecedeu a posse, por causa de receios de exposição do petista diante da tensão que envolveu as vésperas de 1º de janeiro.

Logo após o Natal, a PF (Polícia Federal) havia sugerido ao petista que realizasse o desfile em um carro blindado. Apesar disso, o Rolls-Royce presidencial foi utilizado nos ensaios da posse, na última semana, para testar se o veículo estava em condições de realizar o trajeto.

Por questões de segurança e climática, a PF disponibilizou o tradicional Rolls-Royce presidencial e um carro blindado, para que Lula pudesse escolher minutos antes da posse qual veículo utilizaria para percorrer a Esplanada dos Ministérios a caminho do Congresso Nacional.

Segundo o roteiro feito pela equipe de Lula, o presidente e Alckmin devem chegar ao Congresso Nacional às 14h40. Eles serão guiados por Rodrigo Pacheco e Arthur Lira para a parte interna da sede do Legislativo, onde será realizada a sessão solene da posse, às 15h.

Uma hora depois, Lula deve sair do Senado e ir até a área externa do Palácio do Planalto, onde terá início a cerimônia de honras militares e entrega da faixa presidencial na rampa da sede do Executivo. Dentro do Palácio, Lula deve fazer um novo discurso.

Durante todo o dia serão realizados shows do Festival do Futuro na Esplanada dos Ministérios. A música só será interrompida durante a cerimônia de posse.