O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começa nesta quinta-feira (18), por Salvador, uma série de viagens pelo Brasil, com vista às eleições municipais deste ano e, especialmente, o pleito de 2026 para os estados e a Presidência da República.
Na capital baiana, ele vai assinar um acordo de parceria para implementação do Centro Tecnológico Aeroespacial, no Senai-Cimatec, bairro de Piatã. Em Salvador, ao longo de 2023, o chefe do Executivo federal esteve em quatro ocasiões.
Além da Bahia, o petista terá como prioridade visitar outros dois estados do Nordeste: Ceará e Pernambuco – em 2022, a região deu 69,34% dos votos válidos no segundo turno das eleições contra Jair Bolsonaro (PL).
Segundo a CNN Brasil, a ideia é que o PT use a força política do mandatário para reforçar a atuação da sigla pelo país, a fim de eleger mais prefeitos em outubro deste ano e construir alianças para a eleição presidencial daqui a dois anos.
Ademais, o partido trabalha para não repetir o baixo desempenho das eleições municipais de 2020, quando não elegeu prefeitos em capitais pela primeira vez desde a redemocratização.