O governo brasileiro resolveu enviar uma embaixadora para a posse de Nicolás Maduro como presidente da Venezuela. A ação acontece mesmo após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) evitar reconhecer o resultado da eleição.
O petista optou por ficar no Brasil e não enviar nenhum ministro à cerimônia. Sendo assim, o país será representado pela embaixadora Glivânia Maria de Oliveira.
Estrategicamente, a avaliação do governo é a de que é necessário manter canais com os chavistas, mesmo após o distanciamento entre os dois governos nos últimos meses. A ação causa estranheza, pois Lula costuma comparecer a posses de presidentes com os quais quer estreitar laços.
Vale lembrar que, em 2023, os dois tentaram uma reaproximação, quando Lula recebeu Maduro em uma cúpula de países sul-americanos em Brasília, mesmo com as denúncias de abuso do regime.
No entanto, com os desgastes, o regime chavista passou a criticar o chefe do Ececutivo brasileiro, assim como o Itamaraty, afirmando que o presidente brasileiro estaria a serviço da CIA, o serviço secreto americano.
>>>Siga o canal do PSNotícias no WhatsApp e, então, receba as principais notícias da Bahia, do Brasil e do Mundo.