Eleições

Lula é o novo presidente do Brasil

O seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 50,77%

Divulgação
Divulgação

Com 98% das urnas apuradas, o candidato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luiz Inácio Lula da Silva é eleito o novo presidente do Brasil. Com esta vitória, Lula torna-se presidente do país pela terceira vez, com 50,83%, ou seja, 59.596.247 votos válidos.

O seu adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), obteve 49,17%, o que representa 57.675.427 votos.

Trajetória política
 
Envolvido em movimentos sindicais e na fundação do PT, Lula tentou se eleger outras quatro vezes antes de se tornar presidente. O petista governou o país entre os anos de 2003 a 2011. Anos depois, condenado, Lula chegou a se candidatar para a presidência em 2018, mas foi preso com as investigações da Operação Lava Jato. 

Permaneceu por 580 dias na sede da Polícia Federal de Curitiba, e foi solto em novembro de 2019, depois que o STF reviu e anulou os processos, considerando parcialidade no julgamento. 

Para comandar o país, Lula conta com o apoio do seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). Médico e político, Alckmin já foi quatro vezes  governador do estado de São Paulo. Geraldo já atuou como vice-governador, deputado federal, deputado estadual, vereador e foi um dos fundadores do PSDB, partido do qual fez parte até dezembro de 2021.