Política

Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras; conheça substituta

Magda Chambriard foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff.

Ricardo Stuckert/PR
Ricardo Stuckert/PR

Jean Paul Prates não é mais o presidente da Petrobras. O agora ex-chefe da estatal enfrentou, nos últimos meses, uma "fritura" interna no governo, acumulando disputas com, entre outros nomes, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, d'O Globo, foi o presidente Lula (PT) quem comunicou a Prates a saída dele do cargo. Em seguida, na tarde de terça-feira (14), ele se despediu dos diretores e comunicou à equipe que Magda Chambriard será a nova CEO da empresa. Ela foi diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) no governo Dilma Rousseff.

O desgaste com Prates se agravou após Silveira conceder uma entrevista à Folha admitindo o conflito com Prates e dizendo que não abriria mão de sua autoridade como ministro sobre a companhia.

No caso de Magda, a ida dela para a estatal, na interpretação de conselheiros e executivos, representa uma vitória da linha intervencionista do governo sobre a empresa no momento em que o presidente Lula pressiona a petroleira a licitar e acelerar obras polêmicas como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Refinaria Abreu e Lima.