O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez uma declaração sobre a guerra na Faixa de Gaza, na manhã deste sábado (17). Na ocasião, ele sugeriu que fosse criado um Estado palestino reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“A solução para essa crise só será duradoura se avançarmos rapidamente na criação de um Estado Palestino livre e soberano. Um Estado Palestino que seja reconhecido como membro pleno das Nações Unidas. De uma ONU fortalecida e que tenha um Conselho de Segurança mais representativo”, iniciou o petista.
O discurso foi realizado durante a sessão de abertura da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia.
No local, Lula falou ainda sobre a Aliança Global contra a fome, que visa impulsionar o financiamento de políticas públicas.
“A luta africana tem muito em comum com os desafios do Brasil. Mais da metade dos 200 milhões de brasileiros se reconhecem como afrodescendentes. Nós, africanos e brasileiros, precisamos traçar nossos próprios caminhos na ordem internacional que surge.