O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre agenda na Bahia, nesta quinta-feira (17), nas cidades de Salvador e Camaçari, na Região Metropolitana. O mandatário chegou na capital baiana na noite de quarta-feira (16), no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
A primeira das agendas será no Parque de Exposições, às 10h. Lá, o petista, acompanhado do ministro da Educação, Camilo Santana, e do governador Jerônimo Rodrigues (PT), anuncia a expansão do Programa Pé de Meia para a Bahia. O programa de incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, visa promover a permanência e a conclusão escolar de estudantes matriculados no Ensino Médio público.
Na parte da tarde, às 17h, Lula vai participar de um comício eleitoral em prol do candidato à Prefeitura de Camaçari, Luiz Caetano (PT). A informação tinha sido confirmada na tarde da última sexta-feira (11) pelo senador Jaques Wagner (PT).
Em publicação feita nas redes sociais, o líder governista no Senado afirmou que o chefe do Palácio do Planalto vem “dar uma força e animar o povo de Camaçari”.
A eleição para prefeito de Camaçari foi para o segundo turno após uma disputa acirrada no último dia 6 entre Luiz Caetano e o candidato Flávio Matos (UB). Matos é apoiado pelo atual prefeito Antônio Elinaldo (UB).
Na primeira etapa do pleito, Caetano terminou a contagem na primeira colocação por uma diferença de 559 votos. Caetano teve 49,52% dos votos dos eleitores (77.926), enquanto Matos alcançou 49,17%, com 77.367 votos. Durante a apuração, houve revezamento da liderança e por pouco a vitória no primeiro turno não foi decretada com um dos candidatos ultrapassando a casa dos 50%.
O segundo turno das eleições à Prefeitura de Camaçari acontece no próximo dia 27.