Política

Lula cria grupo de trabalho para elaborar plano de valorização do salário mínimo

A Secretaria Técnica do grupo será coordenada por um representante escolhido do Ministério do Trabalho e Emprego, hoje sob tutela de Luiz Marinho

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O governo Lula definiu a criação de um grupo de trabalho que será responsável por elaborar nos próximos meses uma proposta de Política de Valorização do Salário Mínimo, uma das promessas do atual presidente em sua campanha, em contraponto aos quatro anos sem aumento real durante o mandato de Jair Bolsonaro.

A Secretaria Técnica do grupo será coordenada por um representante escolhido do Ministério do Trabalho e Emprego, hoje sob tutela de Luiz Marinho, e composto por membros de outras pastas como da Fazenda, Previdência Social, Desenvolvimento, Planejamento e Casa Civil.

Participam ainda membros ligados aos movimentos sociais e sindicais, como da Central Única de Trabalhadores (CUT), da Força Sindical e outras.

O relatório final deve ser encaminhado no prazo de 45 dias, que começou a contar a partir do dia 19 de janeiro, aos ministros e titulares dos órgãos que fazem parte do grupo.

O decreto com a criação do grupo foi publicado nesta segunda-feira (27), no Diário Oficial da União, e assinado pelo presidente Lula e pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.