O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou a estadia no Sul da Bahia, onde descansou com a esposa Janja após o resulto das urnas, para convidar formalmente o governador Rui Costa (PT) para ser ministro em seu governo.
Apesar dos rumores, o site Valor Econômico confirmou que o convite foi feito oficialmente. O destino mais provável para o governador da Bahia é o Ministério das Cidades, extinto no governo Bolsonaro e fundido ao da Integração Nacional para dar origem ao Ministério do Desenvolvimento Regional.
Há a possibilidade de que novos nomes que vão fazer parte do novo governo Lula, sejam anunciados nesta semana.
Os economistas André Lara Resende, Guilherme Mello e Persio Arida já foram convidados para participar do governo de transição. Lara Resende, inclusive, já teria aceitado. Ele e Arida ajudaram a criar o Plano Real na década de 1990.
Rui se une a outros governadores nordestinos que são bem cotados por Lula. O senador eleito Flávio Dino (PSB-MA) parece ter vaga garantida na Segurança ou Justiça, enquanto Wellington Dias (PT-PI), pode ir para Casa Civil ou alguma da Economia.
O cearense Camilo Santana pode parar na Educação, caso a pasta não seja cedida à senadora Simone Tebet (MDB).