O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) bateria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido), na disputa pela Presidência da República em 2026. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta segunda-feira (3).
De acordo com os números, em um contexto de primeiro turno, Lula teria 30%, Tarcísio, 13%, Gusttavo Lima, 12%, e Pablo Marçal (PRTB), 11%. Ciro Gomes (PDT) alcaçaria 9%, Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União), 3% cada. Os indecisos somam 5% e os brancos, nulos ou que não vão votar, são 14%, segundo a pesquisa.
No segundo cenário, sem o gestor paulista e com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) em seu lugar, Lula teria 28% das intenções de voto, seguido por Gusttavo Lima (sem partido) e Pablo Marçal (PRTB), ambos com 12%. O “filho 03” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 11%.
No cenário 3, sem Tarcísio e Eduardo Bolsonaro, o segundo lugar é de Pablo Marçal, com 14%. Gusttavo Lima, 13%. Já Lula ampliaria a sua vantagem sobre os rivais ao atingir 32% das intenções de voto.
A pesquisa Genial/Quaest para a Presidência da República ouviu 4.500 pessoas presencialmente entre os dias 23 e 26 de janeiro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.