O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou durante entrevista no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da transição em Brasília, que o ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Aloizio Mercadante (PT), será o próximo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
"Eu, Aloizio Mercadante, vi algumas críticas sobre você, sobre boatos que você vai ser presidente do BNDES. Eu quero dizer para vocês que não é mais boato. Aloizio Mercadante será presidente do BNDES", afirmou Lula nesta terça-feira (13).
Ao justificar a escolha, o presidente eleito explicou que "precisamos de alguém que pense em desenvolvimento, de alguém que pense em reindustrializar esse país, que pense em inovação tecnológica, de alguém que pense na geração de financiamento ao pequeno, grande e médio empresário para que esse país volte a gerar emprego".
Na campanha de Lula ao Palácio do Planalto, Mercadante foi coordenador do programa de governo petista. Já na transição, coordenou os grupos técnicos de trabalho.
Eleito em outubro deste ano, derrotando o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula tomará posse como chefe do Executivo pela terceira vez no próximo dia 1º de janeiro.