Política

Lula adia embarque para a China após descoberta de doença

Doença foi identificada no presidente na noite desta quinta-feira (23)

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou o embarque para China, onde tem uma extensa agenda a cumprir, após ser identificado com um quadro de "pneumonia leve", na noite desta quinta-feira (23).

De acordo com o Palácio do Planalto, foi necessário cancelar a agenda desta sexta-feira (24) e o mandatário deve passar o dia descansado no Palácio do Alvorada, residência oficial da Presidência.

A viagem para o país asiático, com isso, foi adiada deste sábado (25) para o domingo (26). A expectativa é a de que o presidente Lula passe pelo menos cinco dias na China. Na terça-feira (28), está prevista uma reunião bilateral entre ele e o presidente chinês, Xi Jinping.

"O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva está no Alvorada após exames no hospital Sírio Libanês ontem a noite. O presidente está com pneumonia leve e irá, por conta disso, adiar para domingo o início da sua viagem para a China", diz comunicado oficial da presidência da República.

No entanto, a viagem só acontecerá se ele estiver em condições físicas e for liberado pela equipe médica. Conforme interlocutores da equipe de Lula ouvidos pelo G1, o presidente está sendo tratado com antibióticos, e o quadro será reavaliado nas próximas horas.