Política

Luiz Caetano será diplomado prefeito de Camaçari nesta quarta-feira

Sessão da diplomação de Luiz Caetano (PT) será realizada no Fórum Clemente Mariani, no Contorno do Centro Administrativo

Luiz Caetano será diplomado prefeito de Camaçari nesta quarta-feira
Foto: Vagner Souza/PS Notícias

Vencedores das eleições municipais de outubro deste ano, Luiz Caetano (PT) e Pastora Déa (PSB) serão diplomados, respectivamente, prefeito e vice-prefeita da cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

O ato de diplomação irá acontecer a partir das 10h, no Fórum Clemente Mariani, localizado no Contorno do Centro Administrativo, centro de Camaçari. Na ocasião, serão diplomados também vereadores eleitos e suplentes.

Luiz Caetano tem contas aprovadas pela Justiça Eleitoral

A Justiça Eleitoral da Bahia aprovou, na semana passada, as contas de campanha do prefeito eleito de Camaçari, Luiz Caetano (PT). A decisão seguiu recomendação do Ministério Público Eleitoral pela aprovação das contas do candidato eleito e da Pastora Déa (PSB), vice-prefeita eleita.

Na decisão, a juíza Maria Claudia Salles Parente destacou que a campanha da chapa “cumpriu as disposições exigidas pela Lei das Eleições n.º 9.504/97 e pela Resolução n.º 23.607/2019 do Tribunal Superior Eleitoral”.

Luiz Caetano foi eleito prefeito de Camaçari no dia 27 de outubro, com 50,92% dos votos válidos. O prefeito eleito já havia ficado à frente na disputa eleitoral no primeiro turno.

A campanha de Caetano e Pastora Déa à Prefeitura de Camaçari foi baseada na escuta e relação direta com a população do município. Este será o quarto mandato do petista à frente da gestão municipal.

Luiz Caetano deve ter mais oposição na Câmara

Após o resultado que o consagrou, pela quarta vez, prefeito de Camaçari (Região Metropolitana de Salvador), Luiz Caetano, além da montagem da equipe de transição para assumir o Poder Executivo a partir de 1º de janeiro de 2025, terá de se atentar a um detalhe importante: o número de vereadores eleitos que farão parte da sua base de apoio também no próximo ano.

Na “Cidade do Polo” o número de vereadores eleitos foi de 23. Os que receberam mais votos, inclusive, foram do PT: Tagner, com 4.285 sufrágios, e Professor Márcio, com 3.492. O partido, ainda, foi o que elegeu, ao lado do União Brasil, a maior quantidade de edis, com cinco.

O PT, além de Tagner e Professor Márcio, teve como eleitos Kaique Ara. Dentinho do Sindicato e Paulinho do Som. O União Brasil, por sua vez, colocou na Câmara Municipal: Dudu do Povo, Herbinho, Ivandel Pires, Maurício Qualidade e Jackson.

No entanto, essa igualdade entre partidos acaba se desfazendo quando são observadas as coligações partidárias. Nesse aspecto, pelo menos a princípio, Luiz Caetano terá a minoria na Câmara de Vereadores de Camaçari. Da sua base aliada, foram eleitos nove dos 23 vereadores.

Fora os petistas, os escolhidos pelos eleitores, foram: Sales de Val Estilos (PSD), João Dão (PSB), Vagner Bispo (PSB) e Dilson Magalhães (PP) – o caso do pepista é emblemático, pois o partido do qual faz parte é do grupo do candidato derrotado no último domingo, Flávio (União). No entanto, Dilson, no segundo turno, declarou apoio a Caetano.

Por outro lado, a oposição conta com 14 nomes: Luisão de Camaçari (Republicanos), Dr Natan (PSDB), Jamessom (PL), Dr Samuka (PRD), Tarcisio Coiffeur (PSDB), Manoel Filho (PL), Niltinho (PRD), Jamelão (Cidadania) e Manoel Jacaré (PP).