Responsabilidade

Luiz Caetano fala sobre gerir 'cidade dividida' após vitória nas urnas em Camaçari

Vencedor após disputa contra Flávio Matos (União), Luiz Caetano (PT) será prefeito pela quarta vez em Camaçari

Foto: Reprodução/TV Bahia
Foto: Reprodução/TV Bahia

O prefeito eleito de Camaçari (RMS), Luiz Caetano (PT), falou nesta terça-feira (29), sobre os desafios de gerir, a partir de 1º de janeiro de 2025, uma “cidade dividida”, após a vitória no pleito do último domingo (28), em 2º turno, sobre Flávio Matos (União).

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o petista recebeu 50,92% dos votos válidos, contra 49,08% do adversário – uma diferença de 2.902 sufrágios. O resultado até foi ampliado em relação ao 1º turno – quando a vantagem de Caetano foi superior a 550 votos – mas mostra como a disputa foi acirrada e promete se estender para os próximos anos, uma vez que o petista não deve contar, a princípio, com a maioria na Câmara de Vereadores.

“A nossa responsabilidade aumenta, sem dúvida. Viemos de uma eleição dura, acirrada”, disse Caetano em entrevista à TV Bahia.

“Mas é o momento de unir a cidade, fazendo o planejamento estratégico e a transição ouvindo a população. Eu vou ser o prefeito de toda Camaçari. Quero aproveitar as oportunidades que estão chegando, como a BYD. Temos a obrigação de fazer esse trabalho de reestruturação do município. Precisamos botar os serviços públicos pra funcionar, principalmente a saúde e o transporte público”, completou.

Questionado sobre a formação do secretariado, Luiz Caetano afirmou que “ainda é muito cedo” para pensar no assunto, mas que, ao longo da campanha, os nomes daqueles que podem ocupar as pastas municipais vão sendo amadurecidos. “Agora, quero trabalhar o planejamento estratégico da cidade”, reforçou o prefeito eleito.

Luiz Caetano bate Flávio

O candidato da “Coligação da Mudança”, Luiz Caetano (PT), foi eleito prefeito de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, na noite deste domingo (27), com 50,92% dos votos válidos. Sua vice é a Pastora Déa. O petista derrotou o candidato Flávio Matos (União Brasil), que garantiu 49,08%. Além disso, foram 1.949 votos brancos, 5.137 nulos e 40.379 abstenções.

Caetano já governou a Prefeitura de Camaçari em três oportunidades: 1986 a 1988 e entre 2005 e 2012 (dois mandatos consecutivos), foi secretário de Relações Institucionais do governo Jerônimo Rodrigues e retorna ao município com o discurso de mudança.