Política

Lucinha do MST toma posse como deputada estadual: 'Momento muito simbólico para os movimentos sociais'

Lucinha irá ocupar a vaga da deputada Maria Del Carmen (PT), que ficará afastada por 180 dias.

Diego Vieira/Salvador FM
Diego Vieira/Salvador FM

Secretária nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha do MST, assumiu o cargo de deputada estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira (31).

"É um momento muito simbólico para os movimentos sociais do campo, mas também para os movimentos sociais e populares da cidade, porque nós estamos sinalizando para este Estado que, às vezes, é muito restrito para determinada classe social, para uma determinada categoria. Nós, povos do campo, da floresta, de esquerda, da cidade, da periferia, nós estamos chegando na Assembleia Legislativa", comemorou Lucinha, em trecho do discurso.

Durante a cerimônia de posse, a parlamentar fez agradecimentos, principalmente ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). A petista destacou o trabalho do chefe do Executivo estadual com as mulheres.

"Muita gratidão ao senhor presidente [Adolfo Menezes], a todos os nossos companheiros de bancada e da federação, mas sobretudo também ao meu companheiro Valmir Assunção, porque a gente sabe que ele fez um trabalho junto com o governador. E sobretudo ao governador que fez a conversa. Esse governador, ele fez umas alterações de mulheres, posicionando muitas mulheres, na Secretaria de Mulheres, aqui na Assembleia Legislativa. E a companheira Maria Del Carmen […] Então é um governador que pensa como a gente, que o coração pulsa como a gente, que sente as necessidades, porque a gente sabe que a gente tem que caminhar pela frente. E priorizando e elevando sempre a cor preta, a mulher da roça, dos guetos, das periferias, das lutas e das nossas pautas", destacou.

Lucinha irá ocupar a vaga da deputada Maria Del Carmen (PT), que ficará afastada por 180 dias para tratamento de saúde. Na última eleição, ela recebeu 44.554 votos pela Federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB e PV).