O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), anunciou, nesta sexta-feira (6), que vai levar a PEC do voto impresso, de autoria da deputada Bia Kicis (PSL), para o plenário da Casa. A decisão ocorreu um dia após o relatório ter sido rejeitado por 23 votos a 11 na comissão especial que analisa o tema.
Para Lira, esta será uma oportunidade de dar um parecer “inquestionável” sobre a proposta. “O plenário será o juiz desta disputa, que, infelizmente, já foi longe de mais”, afirmou. Ele também acrescentou que seguirá no caminho da institucionalidade e democracia.
O progressista disse que o debate sobre a mudança do sistema eleitoral “está pautando o Brasil”, e em sua avaliação, “não é justo com o país e com a Câmara”. Além disso o parlamentar diz que tomou essa decisão para garantir a “tranquilidade das próximas eleições”.
“Para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023 vamos levar sim a questão do voto impresso para o plenário, onde todos os parlamentares eleitos pela urna eletrônica vão decidir”, ressaltou