Política

Lídice reage a destaque que pode tirar BYD da Bahia: 'Fiquei triste' 

​​​​​​​Com o voto contrário do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), a Câmara dos deputados retirou da PEC a prorrogação, até 2032, do crédito presumido de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras de veículos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Sudam e Sudene.

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Deputada federal pela Bahia, Lídice da Mata (PSB) reagiu ao destaque da reforma tributária que pode prejudicar a vinda da BYD para a Bahia. Em publicação nas redes sociais, a parlamentar disse ter ficado "triste". O destaque teve o "não" decisivo do deputado baiano Otto Alencar Filho (PSD). 

"Fiquei triste, pois o trabalho da bancada foi grande e unido. Agradeço a todos que nos ajudaram, mas não adianta chorar o leite derramado. Vamos buscar reverter no Senado", afirmou. 

 

Com o voto contrário do deputado federal Otto Alencar Filho (PSD), a Câmara dos deputados retirou da PEC a prorrogação, até 2032, do crédito presumido de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para as montadoras de veículos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, Sudam e Sudene.

Com isso, a vinda da BYD para o estado pode ser dificultada.  Como o destaque era supressivo – isto é, para retirar um trecho da proposta – eram necessários 308 votos favoráveis à prorrogação. Contudo, apenas 307 deputados votaram a favor e, por isso, o trecho caiu. Além de Alencar Filho, o deputado Arthur Maia (UB) se absteve. Ele estava em voo.