Líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (MG) avalia que tem boas chances do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), compor no próximo ano a base do governo Lula (PT).
Nos últimos anos, Lira atuou como um dos principais apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), tendo vencido a disputa para a presidência com a ajuda do chefe do Executivo.
Segundo Lopes, Lira tem tido até o momento, nesta fase de transição para o governo Lula, uma postura "extremamente colaborativa", sendo uma peça que costuma dar suporte aos mandatários.
"Arthur Lira sempre tem viabilizado e tentado contribuir com os governantes, com os presidentes. Fez assim no passado, com a própria presidente Dilma [Roussef], e ajudou muito o governo Bolsonaro", declarou a liderança em entrevista à Folha de S. Paulo, divulgada nesta quinta-feira (17).
O deputado também recordou a postura de Lira logo após o resultado da eleição presidencial, que, diferente de bolsonaristas extremistas, reconheceu imediatamente a vitória do petista.
Reginaldo afirmou que o presidente da Câmara também elogiou a postura diplomática de Lula, que procurou a ele e ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
"Quando, antes de apresentar o projeto [PEC], ele procura o presidente da Câmara dos Deputados, depois procura presidente do Senado, do Supremo, o Tribunal Superior Eleitoral, isso demonstra como o presidente Lula estabelece uma nova relação da democracia brasileira – que é uma relação de respeito e de muito diálogo. Isto derruba qualquer dificuldade de governabilidade", ponderou.