Possível candidato do PDT à Câmara Federal, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, integra agora o Diretório Nacional da sigla. Ele aceitou o convite do presidente do partido no Brasil, Carlos Lupi, e na Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Jr., e também do presidenciável Ciro Gomes.
"Me sinto honrado em poder fazer parte do núcleo de articulação nacional do nosso partido. Há pouco mais de dois anos o PDT me recebeu de braços aberto e desde então temos trabalhado para fortalecê-lo. Agradeço a Lupi, Félix e Ciro pela oportunidade.", afirma Prates, que na última semana em almoço na casa de Félix com Lupi e a vice-prefeita Ana Paula Matos, foi alçado à vice-presidência do PDT na Bahia.
Filiado ao PDT em 2020, Prates no mesmo assumiu assumiu a presidência do PDT na capital baiana, sendo responsável por articular a montagem do partido nas eleições daquele ano.
Em 2022, o deputado estadual licenciado pretende colaborar para que o partido consiga até quatro nomes no Congresso e garanta a vaga na chapa ao lado de ACM Neto na briga pelo Governo da Bahia, na figura de Félix Mendonça Jr.