Política

Léo Prates deixa Secretaria de Saúde após três anos e emplaca sucessor

Seu substituto é Décio Martins, que foi subsecretário de Saúde e também de Ação Social, ainda no governo do ex-prefeito ACM Neto

Max Hack/Secom
Max Hack/Secom

O deputado estadual Leonardo Prates (PDT) volta à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), após três anos no comando da Secretaria Municipal de Saúde.  A sua exoneração foi publicada nesta quarta-feira (30), no Diário Oficial.

Como era esperado, o seu substituto é Décio Martins, que foi subsecretário de Saúde e também de Ação Social, ainda no governo do ex-prefeito ACM Neto.

"Hoje foi um dia de muita emoção, de realização pessoal, profissional. Agradeço a Salvador todo o carinho que teve comigo, toda generosidade, aceitando meus defeitos e qualidades, acertos e erros. Procurei sempre fazer o melhor", afirmou o secretário em conversa com o Portal Salvador FM.

Prates não economizou nos elogios ao seu sucessor, que classificou com uma "pessoa extremamente qualificada". Décio foi Diretor Administrativo a Câmara Municipal e já tem proximidade com o amnbiente político.

"É uma pessoa extremamente qualificada. Ele foi subsecretário de Ação Social e traz uma das coisas mais importantes da saúde, que é essa visão social. Criamos juntos o Comitê de Enfrentamento ao Racismo, à LGBTFobia, criamções ações de reparação e atenção à saúde da população de rua, e acho que conseguismo enfrentar a pandemia com o cuidado e esse viés humanitário. Posso lhe garantir que Décio está preparado", sentenciou.

SUCESSÃO

Além de emplacar um nome aliado na pasta, Prates sabe que ter Décio, que se filiou recentemente ao PDT, como secretário, é mais um sinal da sua boa articulação política. Em 2018, ele ajudou a eleger o vereador Daniel Alves (PSDB) na CMS.

"É um cargo, de certa forma, político. Apesar de não ser mandatário, entendo que o próprio PDT ganha muito, pois além da educação, vai defender o bem mais precioso que temos que é a saúde", resume.

Segundo Leo, essa é uma das virtudes que aprendeu com o ex-prefeito ACM Neto.

"Na minha carreira, uma das minhas grandes marcas, que aprendi com ACM Neto, foi a de formar bons quadros e quadros jovens. Daniel começou a trabalhar comigo e virou vereador, agora Décio vira secretário. Décio tem 38, 39 anos, e fica esse legado para a cidade, de conduzir a política. Agora, volto a ser deputado e posso conduzir tanto a gestão, quanto a política", ressaltou.