Política

Lazzo Matumbi lança pré-candidatura a deputado federal pela federação Psol- Rede

O pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, marcou presença na atividade

Divulgação
Divulgação

O cantor e ativista social Lazzo Matumbi lançou, na manhã desta quinta-feira (30), pré-candidatura a deputado federal pela federação PSOL-REDE Sustentabilidade, no restaurante "Roma Negra", localizado no largo do Pelourinho. Militantes do movimento negro, políticos e artistas de Salvador e do interior baiano prestigiaram o cantor que é considerado internacionalmente como referência da musicalidade negra da Bahia e do Brasil. O pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, marcou presença na atividade.

Lazzo Matumbi destacou que sente-se honrado em ter recebido o convite da REDE Sustentabilidade para lançar a pré-candidatura a deputado federal e pontuou que o país precisa ser reconstruído e escrever uma nova história pautada no respeito às diferenças. " O Brasil foi construído por nós negros e indígenas. Possuo a missão ancestral de cuidar do meu povo, cuidar da minha gente. Estamos em uma trincheira de lutas. Através da minha voz, da minha atuação política, e  da minha ancestralidade vou lutar por melhorias para nossa população mais carente", garante o pré-candidato Lazzo Matumbi. 

A presidente estadual da federação PSOL-REDE, Elze Facchinetti, frisou que  o setor cultural foi extremamente atingido durante a pandemia da Covid-19 e pelo Governo Bolsonaro e a pré-candidatura de Lazzo Matumbi representa os artistas e a luta por políticas culturais. " Lazzo representa uma candidatura com grande  potencial no meio cultural. É um artista que conhece a base, que atua no cenário cultural há décadas. É uma candidatura que possui um grande potencial, que aquece nossos corações e mentes. Com certeza, será acolhida pelos atores culturais da Bahia e do movimento negro", disse a dirigente partidária

O pré-candidato ao Governo da Bahia pelo PSOL, Kleber Rosa, revelou que é " fã" de Lazzo  e ressaltou que a formação política ocorre também a partir da musicalidade. "A música enquanto nosso instrumento de luta, de transformação dos corações e mentes. Gostaria de parabenizar  Iaraci e Babuca por terem trazido Lazzo para perto de nós, para nosso campo político. Vamos fazer na Bahia a abolição que o Brasil não fez", frisou o psolista.

 O evento contou com as presenças do cantor Tonho Matéria, da pré-candidata ao Senado pelo PSOL, Tâmara Azevedo, da presidente estadual da federação PSOL-REDE, Elze Facchinetti, do ator do Bando de Teatro Olodum, Jorge Washington, da cantora Márcia Short,  entre outros artistas e representantes políticos.