Política

Lava Jato: STJ anula condenção de ex-tesoureiro do PT

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ribeiro Dantas, concluiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar o caso

Arquivo/Agência Brasil
Arquivo/Agência Brasil

Na mesma linha do que aconteceu com o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, teve a sua condenação por lavagem de dinheiro anulada. 

Ele foi um dos investigados e presos no âmbito da Operação Lava Jato. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ribeiro Dantas, concluiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba não tinha competência para julgar o caso. As informações são do site Metropoles.

“Concedo a ordem, de ofício, para reconhecer a competência da Justiça Eleitoral para o julgamento da Ação Penal, determinando a remessa dos autos à Justiça Eleitoral. Reconhecida a incompetência da Justiça Federal, devem ser considerados nulos os atos decisórios, ressalvada a possibilidade de ratificação pelo juízo competente”, diz a decisão do magistrado.

O processo agora poderá ser retomado, desde que na Justiça Eleitoral.

O ex-tesoureiro do partido foi acusado pela Lava Jato de ajudar o empresário Natalino Bertin de 'lavar' cerca de R$ 12 milhões.