Política

'Lá e low': pais e filhos, políticos baianos rezam para 'santos' diferentes 

O portal Salvador FM catalogou alguns desses curiosos casos; confira

Divulgação
Divulgação

A política baiana tem produzido um curioso fenômeno: pai e filho, eleitos, resolvem apoiar os dois lados da polarização local – PT e DEM. Dessa forma, cria-se uma relação de “ganha-ganha”. Se der Wagner, ótimo. Se der Neto, também ótimo. Há aqueles ainda estão com Rui e Bolsonaro. O portal Salvador FM catalogou alguns desses curiosos casos. 

Cacá Leão e João Leão – Filho do vice-governador, Cacá Leão é líder do PP na Câmara dos Deputados. A sigla tem sido fiel escudeira do presidente Jair Bolsonaro. Além disso, Cacá mantém estreita relação com o grupo de ACM Neto (DEM), apesar de ter também excelente relação com o governo que seu pai integra. 

Já João Leão, além de vice-governador, declara-se sempre que pode a Rui e ao PT. Mesmo quando ensaia uma rebeldia, tendo em vista a concorrência desse ano, baixa o tom e deixa a conciliação em aberto. 

Targino Machado e Tarcísio Pedreira – Ex-oposicionista do governo do PT, Targino Machado hoje morre de amores pelo governador Rui Costa. A “amizade” se fortaleceu tanto que, até mesmo existe uma discordância familiar. 

Essa semana, o filho de Targino, Tarcísio Pedreira, prefeito de São Gonçalo dos Campos, declarou voto em ACM Neto. Para o gestor, não há como apoiar a candidatura de Jaques Wagner. 

Marcelo Nilo e Marcelinho Veiga – Aqui temos uma relação de genro e sogro. Depois de apoiar anos a fio os governos do PT, Marcelo Nilo, deputado federal pelo PSB, parece estar em debandada do grupo. Ao que indica, pleiteia uma vaga na majoritária do grupo de ACM Neto. 

Eleito com as bênçãos do sogro, o deputado estadual Marcelinho Veiga (PSB) já não parece remar na mesma maré. Segundo apurou o site da Salvador FM, ele tende a apoiar a candidatura do senador Jaques Wagner. 

Carlos Ubaldino e Débora Santana – Deputado estadual, Carlos Ubaldino (PSD) apoia o governo petista na Assembleia Legislativa da Bahia. Apesar da atuação tímida na Casa, o parlamentar não tem dado dor de cabeça ao Palácio de Ondina, já que vota favorável em todos os projetos enviados pelo governador. 

Já sua filha, vereadora de Salvador, Débora Santana (Avante), está em lua de mel não só com o apresentador Uziel Bueno, seu noivo, mas também com o governo Bruno Reis (DEM). Ela tem feito parte da base de apoio ao Democrata e negocia colar com Neto na disputa pelo posto de Rui.