Eleições

Justiça Eleitoral reformula cinco aplicativos para eleições

Os apps já estão disponíveis para download gratuito no Google Play e na App Store

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A Justiça Eleitoral formulou cinco aplicativos para as eleições deste ano. Os apps já estão disponíveis para download gratuito no Google Play e na App Store.

O primeiro e principal deles é o "e-Título", onde é possível obter a versão digital do Título de Eleitor, que pode substituir o documento em papel na hora da votação. O app mostra ainda se o eleitor possui débitos eleitorais e permite o cadastro como mesário voluntário.

O segundo aplicativo é o "Mesário", que serve para fazer o treinamento e tirar dúvidas desse grupo também durante as eleições. No aplicativo "Resultados", o eleitor consegue monitorar a contagem dos votos em todo o Brasil em tempo real, além de poder pesquisar por nome de candidatos, cargos ou localidades.

O "Boletim na Mão", faz com que o eleitor consiga obter uma cópia digital do boletim de urna da seção eleitoral. Já o "Pardal" é o canal da Justiça Eleitoral para enviar denúncias com indícios de práticas indevidas ou ilegais no processo eleitoral. Essas informações são enviadas também ao Ministério Público Eleitoral (MPE) para eventual investigação.