Eleições

Justiça determina que vereadora apague publicação onde acusa ACM Neto de ser contrário às cotas raciais

A petista já removeu a publicação do seu Instagram

Assessoria da vereadora
Assessoria da vereadora

A vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT) foi punida pela Justiça Eleitoral por divulgar em seu perfil no Instagram conteúdo que foi considerado “fake news” contra o candidato ACM Neto (UB). Em liminar concedida na última segunda-feira (10), o desembargador Sérgio Cafezeiro determinou a retirada da publicação, sob pena de multa diária. A petista acusou o ex-prefeito de ser contrário à política de cotas.

O desembargador enfatiza na decisão que Marta Rodrigues publicou alegações “sabidamente inverídicas”, com a intenção de prejudicar a imagem de ACM Neto: “A continuidade da veiculação da publicação em comento traz lesão ao processo eleitoral, na medida em que o candidato da coligação da parte representante é alvo de acusações absolutamente criadas exclusivamente pela representada, o que configura a chamada desinformação, que não pode ser tolerada por este Juízo”.

A liminar determinava que Marta Rodrigues retirasse a publicação do ar em até 24 horas, sob pena de pagar R$ 1 mil por dia de multa em caso de descumprimento. A petista já removeu a publicação. A ação foi movida pela coligação Pra Mudar a Bahia, representada pelo advogado Ademir Ismerim.