O autor do livro Sistema Jurídico Aplicado ao Carnaval, o jurista Otto Pipolo,declarou ser contra a mudança do circuito do carnaval de Salvador para Orla da Boca do Rio.
Otto destacou a necessidade de um plebiscito para a tomada de decisão, e sobre a importância de ouvir a opinião da população sobre o assunto. “Esquecemos do segmento mais importante da festa, o povo de Salvador e da Bahia. Em qualquer assunto polêmico, o povo não pode deixar de ser consultado”, disse durante café da manhã e lançamento do concurso de bolsas de estudos destinados a estudantes e bacharéis de Direito, na manhã desta segunda-feira (18).
Ele pontuou ainda que é uma discussão que já foi pleiteada há alguns anos atrás. “Vamos para uma área que já foi rejeitada no passado, em um plebiscito realizado em 1991, em que fizemos em vários shoppings e pontos de ônibus, o povo da Bahia não aceitou fazer no aeroclube. Para que haja sucesso em qualquer área tem que ter votação popular. A barra foi consagrada por votação”, afirmou Otto.
Otto Pipolo disse ainda que, enquanto carnavalesco, é contra a mudança. “Esse assunto é grave, já tem área desapropriada em Salvador, isso é um absurdo. Eu votaria contra, não tem sistema de transporte, não tem sombreamento, é uma área de muita marginalização e de extremo perigo. A Polícia Militar não tem sequer um plano de ação para a área”, finalizou.