A ministra Rosa Weber, presidente do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) e integrante do Supremo Tribunal Federal ( STF ), reagiu neste domingo ao vídeo no qual o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) disse que "para fechar o STF basta um cabo e um soldado". Rosa Weber afirmou que nenhum juiz irá se “abalar”.
Embora não sendo presidente do STF, e sim do TSE, no Brasil as instituições estão funcionando normalmente. Juiz algum no Brasil se deixa abalar por qualquer manifestação que possa ser compreendida como inadequada — disse a ministra, em rápida declaração sobre o assunto.
Rosa Weber observou que a fala de Eduardo Bolsonaro já foi “desautorizada” pelo pai, Jair Bolsonaro.
Eu tive conhecimento do vídeo e também me foi trazido ao conhecido que o vídeo já foi desautorizado pelo candidato — disse.
O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, informou por meio de sua assessoria de imprensa que não comentaria a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-RJ). Ministros da Corte também não quiseram repercutir o assunto.
Em caráter reservado, integrantes do tribunal ouvidos pelo GLOBO disseram que não se sentiram ameaçados pelas declarações do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL). Ao contrário, consideraram que o vídeo reflete apenas despreparo do parlamentar.
O Globo// Figueiredo