O deputado federal José Rocha (PR-BA) será o novo secretário de Turismo da Bahia. A decisão foi selada nesta sexta-feira (15) durante um encontro do parlamentar com o governador Rui Costa (PT), mesmo depois do nome de José Alves, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens na Bahia (Abav-BA), ter sido anunciado no início da semana para o posto.
José Rocha, que inicialmente declinou do convite, deve ser oficializado na segunda-feira (18). O cargo no primeiro escalão do governo Rui Costa era um sonho antigo do PR.
Em um segundo momento, o PT pode cobrar a fatura numa costura possível pela retirada da pré-candidatura do comunista em Itabuna, o que fortaleceria o ex-prefeito petista Geraldo Simões num embate mais equilibrado com o deputado estadual Augusto Castro (PSDB).
Experiente operador do trade turístico na Bahia, José Alves, é ligado ao PR e havia sido indicado pelo deputado federal e presidente do da sigla na Bahia, José Carlos Araújo. Alves foi bem avaliado por empresários e investidores do ramo, que se diziam esperançosos por um upgrade na gestão pública.
A reviravolta favorece inicialmente o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB), que, apesar da volta do ex-secretário e deputado licenciado Nelson Pelegrino (PT) à Câmara, mantém sua suplência em Brasília com a saída temporária de José Rocha.
(Bocão News) (AF)