O ex-ministro José Dirceu, dirigentes do PT Bahia, presidentes de diretórios municipais do partidos e deputados petistas se reuniram na segunda-feira (3), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), para discutir os desafios do PT na Bahia e no Brasil para fortalecer a legenda, sobretudo para as eleições municipais deste ano.
Além do ex-ministro e do presidente Éden Valadares, participaram do encontro os deputados Marcelino Gallo, Robinson Almeida, Fátima Nunes, Zé Raimundo, Neusa Cadore, Rosemberg Pinto e Euclides Fernandes, o secretário de Estado, Felipe Freitas e presidentes de diretórios municipais do PT, dentre outros.
Na reunião, José Dirceu citou os avanços do governo Lula, que restabeleceu importantes programas sociais, como o Bolsa Família, Mais Médicos, Minha Casa Minha Vida, criou novas programas, como o Desenrola, o Pé de Meia, e destacou que a missão do presidente da República é promover o crescimento do país.
O ex-ministro disse também que o PT tem uma base eleitoral muito grande e falou sobre a importância de mobilizar ainda mais esta base, reforçando a necessidade da renovação dos quadros do partido, da maior participação da juventude e de estimular o debate político nas redes sociais.
Para fomentar o crescimento do partido, o ex-ministro acrescentou ainda que é preciso que os dirigentes partidários, governadores, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores se empenhem cada vez mais para garantir o maior número de vitórias nas eleições municipais.
"Cidade onde o Lula teve 60 porcento, vamos eleger um vereador, onde nós podemos ganhar, vamos ganhar, onde nós não podemos, vamos eleger alguém que é anti Bolsonaro", disse Dirceu, que destacou as cinco vitórias do PT na Bahia e as cinco eleições do presidente Lula.
Éden agradeceu a presença do ex-ministro no debate disse que sua contribuição é sempre valorosa. "O Zé é um quadro do PT que há muitos anos acompanha a política na Bahia com uma atenção espacial e um carinho especial, veio aqui para conversar com diversos atores da política, mas a gente sempre se atualiza, passando para ele a conjuntura e os desafios do PT, do governo Jerônimo Rodrigues, assim quanto ele também de passar as impressões do PT nacional e do governo Lula. É sempre bom beber da fonte do Zé Dirceu".
Ao falar sobre fortalecer o projeto do PT, elegendo mais prefeitos e vereadores nas eleições deste ano, o presidente do PT Bahia destacou que é importante apresentar novas soluções para a Bahia continuar avançando e que Jerônimo fará mais e melhor dentre os outros governadores petistas no estado.
"Nós contamos com a parceria do presidente Lula, que é uma conjuntura diferente do que Rui enfrentou com Bolsonaro. Lula vai ajudar Jerônimo, como já ajudou, a BYD veio para a Bahia por causa da intervenção do Lula", disse Éden.
"Nós estamos desafiados, o governador tem tentado adotar uma marca própria, que é a mesma correria ou mais correria do que Rui, no sentido das obras, das entregas, das viagens, e é um cara que está mais próximo, é mais acessível, humano, abraça mais, conhece, reconhece e se dedica ao diálogo. E nós vamos tentar manter o PT da Bahia dando a contribuição que a gente deu na eleição nacional. De 2002 para cá nós temos muito orgulho não só das vitórias que tivemos para governador mas também nas votações que a gente deu para Lula, Dilma e Haddad. Todos os nossos candidatos a presidente venceram na Bahia", completou.
Líder do PT na AL-BA, a deputada estadual Fátima Nunes afirmou que o PT Bahia fez um trabalho muito importante nesses dois anos de preparação para as eleições municipais.
"Com a renovação de filiados e a preparação dos prefeitos e prefeitas que já têm mandatos, o PT se sente bastante confortável porque há um número bastante grandioso de candidatos e candidatos tanto a prefeito como a vereadores e vereadoras. Mais de cem filiados estão colocando seus nomes disponíveis, alguns para reeleição, outros para suceder outros mandatos também do partido e a gente se sente vitorioso", disse.
"É um partido que tem ao lado do presidente Lula, do nosso governador Jerônimo, do senador Jaques Wagner, do ministro Rui Costa, feito uma composição política de muita força e que garante a vitória de muitos trabalhadores no poder. Esse é o partido que dá esse oportunidade, que o trabalhador de qualquer área possa concorrer, disputar, vencer as eleições para realizar políticas públicas para melhorar a vida das pessoas", disse a parlamentar.