Política

Jhonatas Monteiro afirma que conquistas do mandato são motivos de intimidação

Entre as propostas aprovadas com articulação ou de autoria do mandato estão a Lei da Creche do Município, a regularização do pagamento dos precatórios do Fundef

Reprodução/YouTube
Reprodução/YouTube

O vereador do PSOL em Feira de Santana, Jhonatas Monteiro, afirmou que tem sofrido intimidação devido às pautas defendidas na Câmara Municipal e projetos que conseguiram aprovação desde que foi eleito. 

Entre as propostas aprovadas com articulação ou de autoria do mandato estão a Lei da Creche do Município, a regularização do pagamento dos precatórios do Fundef e também o mapeamento das áreas mais violentas da cidade.

"Aprovamos um projeto que institui um mapa municipal da violência, monitora situações de violência muito fortes aqui, que se incorporam à paisagem como coisa natural. Mas a matança do jovem negro não é coisa normal, aceitável […] nosso mandato tem tocado em temáticas importantes que envolvem esse conflito, uma intimidação aqui e ali", descreve.

A ofensiva piorou, contudo, após o mês de abril, quando se colocou ao lado dos professores grevistas que ocuparam a Prefeitura. Jhonatas chegou a ser agredido junto aos educadores por professores municipais. 

Desde então, o vereador ingressou em um programa federal de defesa a ativistas dos direitos humanos e ambientalistas, e também fez mudanças em sua rotina pessoal para tentar aumentar a sua segurança.