Eleições

Jerônimo Rodrigues é o novo governador da Bahia com 52,58% dos votos

O sucessor de Rui Costa (PT), venceu os adversários com x% dos votos

Divulgação
Divulgação

O candidato do Partido dos Trabalhadores, Jerônimo Rodrigues, é o novo governador da Bahia, junto ao seu vice, Geraldo Júnior (MDB). O sucessor de Rui Costa (PT), venceu os adversários com 52,58% dos votos.

Seu concorrente neste segundo turno, ACM Neto (União Brasil) junto a Ana Coelho (Republicanos), garantiu 47,42% dos votos.

Trajetória

Jerônimo Rodrigues, 57 anos, é gestor público e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Natural de Aiquara, na região da Chapada Diamantina, o ex-secretário de Educação do Estado, garante lutar contra o desemprego e a fome no estado, além da defesa pela educação e saúde.

O novo governador é casado e tem um filho de 20 anos. Além disso, Jerônimo é considerado o homem de confiança do governador Rui Costa, já tendo sido secretário estadual do Desenvolvimento Rural entre 2015 e 2019; e da Educação, de 2019 até deixar o cargo em março para disputar a eleição. Antes disso, ele foi o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Jerônimo também já foi ministro do Desenvolvimento Agrário, na gestão da presidente Dilma Rousseff, e secretário nacional da pasta, durante a gestão do ex-ministro Afonso Florence.

Seu vice, Geraldo Júnior (MDB), é advogado e presidente da Câmara de Salvador. Integrava a base de apoio do prefeito de Salvador, Bruno Reis, e do ex-prefeito e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, até o final de março, quando seu partido, o MDB rompeu com os integrantes do União Brasil e reeditou a dobradinha com o PT no estado. Em 2006, o MDB também indicou o vice, Edmundo Pereira, na chapa vitoriosa naquele ano, então liderada por Jaques Wagner.