O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) um novo anúncio na manhã desta quinta-feira (22) os cinco novos nomes que vão ocupar secretarias e também de cargos de coordenação em pastas criadas para o seu governo a partir de 2023.
Professora e presidente nacional da Unegro, Ângela Guimarães, indicada pelo PCdoB, foi confirmada para ficar à frente da Secretaria de Promoção e Igualdade Racial e Comunidades Tradicionais.
Ela entra na composição com o partido, que não quis liberar a deputada estadual Olívia Santana para assumir a Cultura e nem abriu mão do comando da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Da 'cozinha' do senador Jaques Wagner (PT), o advogado e professor com experiência em Direito Ambiental, Eduardo Sodré Martins, foi escolhido para comandar a Secretaria do Meio Ambiente.
A pasta que foi promovida de superintendência à secretaria própria, a Infraestrutura Hídrica será capitaneada por Larissa Moraes. Ela teve passagem pela administração municipal em Salvador e é uma indicação do MDB, partido do vice-governador Geraldo Júnior e que deu importante apoio à candidatura de Jerônimo.
O partido manteve ainda o domínio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que segue comandada por José Antônio Maia Alves.
Conforme antecipado durante a sua diplomação, o deputado estadual Osni Cardoso (PT) vai assumir a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR). A sua nomeação vai dar a vaga na Alba à suplente Neusa Cadoré, que obteve mais de 47,8 mil votos no último pleito.
PGE
Além das mulheres escolhidas secretárias, Jerônimo também garantiu uma representatividade feminina com o anúncio da futura Procuradora-Geral do Estado, Bárbara Camardelli Loi, procuradora-adjunta do órgão.
COORDENAÇÃO
Com apenas 23 anos, o jovem Nivaldo Millet, secretário da Juventude do PT na Bahia, foi escolhido pelo governador eleito para o cargo de coordenador-geral de Políticas para a Juventude no estado.
Ele assume a partir do próximo ano a pasta que pertence à Secretaria de Relações Institucionais, comandada atualmente por Luiz Caetano.
Outro anúncio feito nesta manhã, no auditório da Desenbahia, na Avenida Paralela, foi o de Tiago Pereira da Costa para a Coordenação Geral do programa Bahia Sem Fome.
"Vamos aguardar o que Lula vai anunciar, mas nós vamos, sim, fazer a nossa parte", disse Jerônimo prometendo foco no combate à fome.
Tiago fez pós-graduação na Univasf e foi nomeado no ano passado como membro efetivo do Conselho Estadual de Educação (CEE) da Bahia.
Confira a lista dos cargos anunciados nesta quinta-feira (21):
– Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi): Ângela Guimarães
– Meio Ambiente (Sema): Eduardo Sodré Martins
– Desenvolvimento Rural (SDR): Osni Cardoso
– Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS): Larissa Gomes Moraes
– Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap): José Antônio Maia Gonçalves
– Procuradoria Geral do Estado (PGE): Bárbara Camardelli Loi
– Coordenação de Políticas para a Juventude, da Serin: Nivaldo Millet
– Coordenação Geral do Programa Bahia Sem Fome: Tiago Pereira da Costa
– Liderança do Governo na Alba: deputado estadual Rosemberg Pinto