Política

Jerônimo quer reduzir fila da regulação com ações na Feira da Mulher

fila da regulação pode reduzir com a ampliação do cadastramento de mulheres durante a ação

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o mutirão de serviços promovido pelo Governo da Bahia nesta quarta-feira (8), no Dia Internacional da Mulher, vai ajudar a minimizar um dos maiores problemas hoje enfrentados pelo poder público na área da saúde.

Motivo de ataque de opositores, em especial no ano passado durante a campanha eleitoral, a fila da regulação pode reduzir com a ampliação do cadastramento de mulheres durante a ação que segue até o próximo sábado (11). A estimativa é de atender até 21 mil pessoas.

"Todas as mulheres que vierem se cadastrar, se não der para resolver até sábado, às 17h, fica agendado o serviço dela, como no caso de cirurgias que não tem condições de fazer aqui", explicou o governador em conversa com a imprensa na Feira da Mulher, na Arena Fonte Nova.

"Em uma feira como essa temos o objetivo de reduzir a quantidade de mulheres ainda não reguladas. Nós fazemos a triagem de casos para atender com rapidez e dirigir para as nossas unidades de saúde ou particulares que temos convênio", complementou.

Entre os serviços de saúde oferecidos estão consultas nas especialidades de mastologia, ginecologia e com cirurgião-geral para o encaminhamento de cirurgias eletivas de histerectomia, vesícula e hérnias umbilical, epigástrica e inguinal.

Outros relacionados à cidadania também estão disponíveis, como emissão da primeira e segunda via de carteira de identidade de forma totalmente gratuita, inscrição no CPF e emissão de antecedentes criminais. Também será ofertado atendimento de orientação profissional e jurídica, entre outros.