Política

Jerônimo pede a partidos aliados que indiquem também mulheres e negros para secretariado

Nas conversas com as legendas, ele tem pedido também a indicação de mulheres e negros, como forma de garantir a diversidade e representatividade do futuro governo

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) dedicou este final de semana a dialogar com a equipe de transição e os partidos aliados sobre a composição do primeiro escalão do governo. Segundo o Política Livre, nas conversas com as legendas, ele tem pedido também a indicação de mulheres e negros, como forma de garantir a diversidade e representatividade do futuro governo.

No sábado (17), Jerônimo se reuniu com siglas como PSD, PSB e o MDB. As conversas seguem neste domingo (18) com outros partidos, a exemplo do PV. O governador eleito pretende anunciar de cinco a seis nomes da equipe titular nesta segunda-feira (19).

De acordo com a publicação, os primeiros anunciados serão da cota pessoal do governador e do PT que sejam consensuais, a exemplo de Luiz Caetano, atual secretário de Relações Institucionais, e de Adolpho Loyola, coordenador da campanha de Jerônimo. Eles devem integrar o chamado núcleo duro do governo, que envolve secretarias como a que Caetano ocupa atualmente e a Casa Civil. Ambos estão na equipe de transição e participam das negociações com os demais partidos.

A tendência é que não sejam apresentados à imprensa quadros de legendas aliadas na composição do secretariado nesta segunda, pois as conversas ainda precisam avançar ao longo desta semana que se inicia. O primeiro escalão só deve ser montado inteiramente até o dia 29. Jerônimo também deseja aguardar qual o espaço que essas siglas terão no governo do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT).