Política

Jerônimo participa de reunião com presidente do STF e discute arrecadação de ICMS

Governador eleito participou da diplomação do presidente Lula (PT) nesta segunda-feira (12), em Brasília

Luana Bernardino/ Divulgação
Luana Bernardino/ Divulgação

O governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues, participou nesta segunda-feira (12) da diplomação do presidente Lula (PT) e do vice-presidente Geraldo ALckmin, em Brasília, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Presente na solenidade, Jerônimo afirmou que o dia de hoje “ficará marcado na história e nos nossos corações”. Emocionado após o ato oficial, o baiano afirmou que “esse diploma [entregue a Lula pelo TSE] é de todo povo brasileiro”.

Outras importantes lideranças políticas baianas também estiveram na cerimônia, como o senador Otto Alencar e o governador Rui Costa, que foi anunciado, na última sexta-feira (9), como novo ministro da Casa Civil do Governo Lula. 

“Agora, o povo brasileiro espera a posse do presidente Lula para unir e reconstruir o nosso Brasil”, destacou Jerônimo, que se prepara para assumir o Palácio de Ondina na posse programada para o dia 1° de janeiro.

STF

Já à noite, Jerônimo participou de uma audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, no Salão Nobre da Corte, junto com Rui Costa e o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório.

Entre os assuntos discutido estava a arrecadação dos estados, principalmente o ICMS, após norma que obrigou a redução e congelamento das alíquotas sobre combustíveis.

“Agradecemos a receptividade e a atenção da ministra em entender o tamanho e a importância desse tema. A receita do ICMS é muito importante para a manutenção dos investimentos nos Estados e por isso a nossa articulação em torno do assunto”, afirmou Jerônimo Rodrigues.
 
O assunto será colocado novamente em pauta, nesta terça-feira (13), em reunião do Fórum de Governadores, que ocorrerá às 10h no Palácio do Buriti, desta vez sem a presença de membros do STF. Serão discutidos assuntos como a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7.191, que questiona as regras da Lei Complementar Federal nº 192/2022. 

Na quarta, ainda em Brasília, Jerônimo participará da posse do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, que ocorrerá no Plenário da Corte de Contas. Ele exercerá a Presidência do TCU durante o ano de 2023, assim como o vice-presidente, ministro Vital do Rêgo. Até o retorno à Bahia, o govenador eleito participará de outras reuniões de trabalho na capital federal.