Política

Jerônimo negocia voo direto entre Salvador e Abu Dhabi durante viagem ao Oriente Médio

A partir de sexta-feira (1°), Jerônimo inicia sua participação na COP28, 28ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (ONU)

GOVBA
GOVBA

Cumprindo agenda em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT), e a comitiva baiana foram ao novo centro de treinamento da empresa de aviação comercial dos Emirados, Etihad.

A gestão baiana negocia a criação de uma rota aérea direta entre Salvador e Abu Dhabi, como uma forma de estimular e fortalecer a atividade turística com a abertura do turismo baiano ao mercado árabe.

“Essa é uma diretriz de nossa política de turismo, atrair novos voos nacionais e internacionais, criando opções para que o turista saia de seu lugar de origem e vá direto curtir as belezas naturais e culturais de nosso estado, sem precisar de conexões e gastando menos tempo”, disse o governador, nesta quinta-feira (30).

Visita

Antes, seu primeiro compromisso no país do Oriente Médio, o governador esteve em uma fazenda de tâmaras do maior exportador mundial da fruta, na região de Abu Dhabi. O objetivo da visita foi conhecer de perto uma unidade produtora para verificar a viabilidade da produção em larga escala na Bahia. 

A tâmara é uma fruta muito consumida no Oriente Médio, rica em fibras e com sabor doce. Ela é colhida de uma palmeira originária do norte da África, que chega a 35 metros e mais de 100 anos de produção. 

“A tamareira se desenvolve muito bem no clima quente e seco, similar ao do nosso semiárido, e a tâmara é uma fruta que tem mercado no mundo inteiro, principalmente no Oriente Médio. Nós estamos levando essa possibilidade para ser mais uma alternativa de geração de renda para a agricultura baiana”, explicou Jerônimo. 

Devido à diferença geográfica, o auge da produção na Bahia acontecerá justamente quando há baixa produtividade no Oriente Médio. Isso possibilita aos possíveis produtores baianos exportar as tâmaras para o maior mercado consumidor do mundo, num período de escassez do fruto. 

As tratativas para a introdução das tamareiras na Bahia já começaram e 50 mudas estão sendo enviadas ao estado para uma primeira experiência. Elas passarão por análise junto à Empresa Brasileira de Pesquisa Brasileira (Embrapa) e à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri).

COP28

A partir de sexta-feira (1°), Jerônimo inicia sua participação na COP28, 28ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (ONU). Ao lado do presidente Lula e do ministro Rui Costa, ele irá à abertura do evento, em Dubai. Ao longo de três dias, Jerônimo Rodrigues irá apresentar detalhes do programa Bahia+Verde, que integra uma série de ações de preservação e sustentabilidade.