O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), falou sobre as parcerias da gestão estadual com as comunidades terapêuticas mesmo com as ações por parte do Estado, a exemplo do programa "Corra pro Abraço".
Um desses grupos que recebe o suporte é a Fundação Dr. Jesus, localizado em Candeias, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A instituição é comandada pelo deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) e costuma receber aportes do governo para as suas ações.
Nesta quinta-feira (16), o gestor participou do ato de formalização dos termos de colaboração para ampliação da iniciativa, voltada à prevenção ao uso abusivo de drogas, inclusão social e atenção a grupos vulneráveis.
"Acredito que isso tem que ser uma política nacional. O presidente Lula já acenou que vai estabelecer um arranjo mais forte para que a gente possa ter uma ação concreta sobre essa questão das pessoas em situação de risco. Na parte do Estado, eu não vou encerrar qualquer contrato que seja com a Fundação Dr. Jesus", disse Jerônimo.
"Se a gente hoje encerra o contrato, para onde vão aquelas pessoas? O que nós temos que fazer é continuar o diálogo, pensar em alguma modificação no trato, uma ação pedagógica, nos cuidados (…) nós do Estado respeitamos os profissionais dessas áreas, para que a gente possa adequar o que já existe", acrescentou.