O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), vão manter a tradição de marcar presença na Festa de Iemanjá, celebrado em 2 de fevereiro e que, em 2025, ocorre neste domingo, no bairro do Rio Vermelho.
No caso do petista, a sua assessoria informou que ele participará do evento, amanhã, a partir das 6h. Ele será recepcionado por lideranças religiosas e seguirá em caminhada até o barracão da Colônia de Pescadores Z-1, de onde saem as oferendas para a Rainha do Mar.
Já o titular do Palácio Thomé de Souza, também de acordo com a sua assessoria, participa das homenagens à Rainha do Mar, a partir das 15h30. Bruno deve participar da saída da procissão de entrega do presente principal na praia, reverenciando a orixá.
A festa é consolidada como a maior celebração religiosa da cultura afro-brasileira na Bahia e reconhecida como patrimônio imaterial da capital baiana pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) desde 2020.
Em 2025, a festa completa 103 anos e traz como tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”. A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur), participa da organização da festa, ao lado da Colônia de Pesca Z1, no Rio Vermelho.
Confira a previsão do tempo para este domingo na Festa de Iemanjá
O primeiro final de semana de fevereiro será marcado por variações no tempo em toda a Bahia, conforme a previsão divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Mesmo com a possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões do estado, o tempo será de céu limpo em boa parte do litoral, incluindo a capital Salvador, que deve apresentar um clima propício para a tradicional Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho.
Para o domingo (2), dia em que devotos e turistas se reúnem para homenagear a Rainha do Mar, a previsão indica redução na intensidade das chuvas em todo o estado. Salvador terá tempo firme, com céu parcialmente nublado e temperaturas variando entre 25°C e 32°C, garantindo boas condições para os festejos.