Política

Jerônimo diz que espera ter novos ferries em operação no próximo verão e garante continuidade do sistema após ponte

Jerônimo acrescentou ainda que além da compra das embarcações, os terminais de São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, em Itaparica, devem passar por obras de requalificação

Vagner Souza/Salvador FM
Vagner Souza/Salvador FM

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, nesta segunda-feira (13), que espera ter novos ferries em operação no próximo verão. Em entrevista coletiva durante o lançamento da 'Operação Carnaval', o chefe do executivo baiano explicou o processo para aquisição das embarcações que devem ser adquiridas na Grécia.

"Estamos tentando fazer os ajustes necessários para se comprar a embarcação. Além de não ser nada barato, não temos facilidade porque normalmente são embarcações usadas. Tem a lei de licitação e, além disso, não existem aqui na América ofertas de embarcações como essas. Vamos ter que buscar na Grécia", disse.

Jerônimo acrescentou ainda que além da compra das embarcações, os terminais de São Joaquim, em Salvador, e Bom Despacho, em Itaparica, devem passar por obras de requalificação. "Estamos cuidando para consertar e a manutenção de mais uma gaveta aqui em Salvador e em Itaparica. Isso já facilitaria porque teríamos duas gavetas com duas embarcações paralelas. Nós também temos, o que alguns chamam de boias, para facilitar e evitar acidentes quando a embarcação encosta para embarque e desembarque e isso requer tempo, alguns meses. Outra ação é a dragagem em Itaparica para evitar danos nas embarcações", explicou o governador que negou a possibilidade do sistema encerrar as operações de travessia após a implantação da ponte Salvador-Itaparica.

"Nós não vamos tirar do radar o cuidado com o ferry-boat. Até porque mesmo depois da ponte, vamos continuar precisando dele para alguma emergência, para quem gosta do ferry, para quem vai fazer turismo". afirmou.

Alvo de muitas reclamações, o sistema voltou a ser criticado no último dia 6 de fevereiro quando dois ferries se chocaram no Terminal de Bom Despacho. O ferry Maria Bethânia estava de saída e o Pinheiro estava chegando para atracar quando, durante as manobras, aconteceu a colisão.