Mandou recado

Jerônimo diz que Coelba "maltratou" os baianos; entenda

Governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou não estar contente com a situação envolvendo algumas concessões a empresas no estado

Jerônimo diz que concessão a Coelba "maltratou" os baianos
Thuane Maria/GOVBA

As queixas com relação ao serviço prestado pela Neoenergia Coelba na Bahia ganharam o coro do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues (PT). Nesta quarta-feira (26), durante a apresentação da 19ª Bahia Farm Show, em Salvador, o petista afirmou que a empresa “maltratou os baianos”.

Na manhã de hoje, alguns bairros de Salvador, como Pernambués, sofreram com a falta de energia por pelo menos uma hora, o que voltou a levantar, mais uma vez, questionamentos acerca do serviços prestado à população pela Coelba.

“Eu espero que não tenha sido [a falta de energia] por conta dela [a Coelba], mas são três concessões que maltrataram bastante a Bahia. Foi a ferrovia, a FCA, foi a de energia e a ViaBahia com as BRs 116 e 324. Eu não estou contente, o presidente Lula sabe disso, o ministro Rui Costa sabe disso […] eu não vou abrir mão de enquanto governador do Estado fazer a defesa para o respeito dos consumidores”, disse Jerônimo.

“Olha o oeste […] o oeste padece com o fornecimento de energia em quantidade e na qualidade. Não é só o Oeste, não. Se você for para o extremo-Sul, você ouve isso. Se você for para o Norte, você ouve isso. Então, minha postura, junto ao Ministério das Minas e Energia, é que a gente possa qualificar todas as inovações. É o que fizemos agora com a ViaBahia. A gente tem que qualificar um processo de uma nova licitação e a gente em cima, cobrando”, salientou.

“O Estado, por exemplo, da Bahia, o governo da Bahia, é o maior consumidor de energia. Não dá pra gente ficar guardando o bem-estar das pessoas que sacam esse dinheiro de um Estado. É pago, cobra e depois não reinveste. Concessão justa não é isso. A concessão justa é o ganha-ganha. A empresa ganha, é remunerado o seu capital e o dos seus sócios, mas o Estado e os consumidores não ficam padecendo quando quer fazer investimento”, finalizou Jerônimo Rodrigues.

Falhas da Coelba são discutidas em audiência na Alba

A prestação de serviço da Neoenergia Coelba na região oeste da Bahia foi discutida em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa (Alba). O debate aconteceu na manhã do último dia 20 de março e foi marcado pela ausência de representante da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A ausência da agência fiscalizadora foi criticada pela presidente da Alba, deputada Ivana Bastos (PSD), e pelo deputado Robinson Almeida (PT), proponente do debate no Legislativo baiano. Na reunião, foram discutidas as falhas no serviço da concessionária do Grupo Neoenergia, especialmente na região oeste do estado, onde produtores rurais enfrentam prejuízos devido à deficiência na distribuição de energia.